Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cantinho do Crochet

O crochet é uma arte. O crochet é intemporal. E o crochet pode também ser um pequeno mundo. Mundo esse que me proponho explorar neste blog, dando a conhecer os mais variados aspectos desta arte que tanto admiro.

O crochet é uma arte. O crochet é intemporal. E o crochet pode também ser um pequeno mundo. Mundo esse que me proponho explorar neste blog, dando a conhecer os mais variados aspectos desta arte que tanto admiro.

Cantinho do Crochet

18
Mai20

Anatomia de Uma Agulha de Crochet


Natacha

anatomy-of-a-crochet-hook1.jpg

(Imagem retirada daqui)

Uma agulha de crochet é uma agulha de crochet; varia no tamanho e na marca e chega, certo? Errado!!! Na verdade, uma agulha de crochet é muito, mas muito mais do que só o tamanho e a marca. Comecemos por analisar esta imagem:

Temos então a ponta e o rebordo, que contituem a cabeça da agulha. A seguir a garganta, que compreende a indentação; depois temos a haste e o apoio para o polegar e a pega. Já o biquinho mesmo da agulha tem o nome de rebordo. E o que é que significa e para que serve cada uma destas partes, perguntam vocês? Vamos à descrição:

A ponta (point): É a parte que fura, ou melhor, que entra no ponto de crochet onde queremos trabalhar; pode variar desde uma ponta extremamente arredondada até uma ponta muito pontiaguda. As pontas mais pontiagudas facilitam o trabalho, mas se estivermos a trabalhar com um fio que tenha tendência a abrir devemos dar preferência a uma agulha com ponta mais arredondada.

O rebordo (lip): É o gancho em si, que permite que o fio seja transportado pela agulha sem cair: o facto de ser mais ou menos arredondado depende da indentação da garganta e também do tipo de ponta da agulha.

A garganta (throat): No fundo é a indentação (groove) da agulha e pode ser mais ou menos profunda, mais ou menos arredondada; tem por objectivo apanhar e guiar o fio através do ponto que estamos a fazer

A haste (shaft ou shank): É a zona que vai desde o final da indentação até ao apoio do polegar; é o seu diâmetro que determina o tamanho da agulha e também o tamanho dos pontos no nosso trabalho; assim, uma agulha de 3mm terá um diâmetro de 3mm na haste, enquanto que uma agulha de 8mm terá 8mm de diâmetro na haste. Há agulhas com hastes mais longas e outras com hastes mais curtas, sendo que a opção por umas ou por outras é puramente pessoal.

O apoio para o polegar (thumb rest): Nem todas as agulhas têm este apoio (vou falar disto mais tarde). Permite apoiar o polegar, como é óbvio, para um maior conforto ao fazer crochet; geralmente é também onde está indicado o nº e o tamanho da agulha.

A pega (handle): é exactamente isso, a parte em que seguramos na agulha! Existem imensos tipos de pegas em agulhas de crochet... debruçar-me-ei sobre este assunto noutro post, que este já vai longo! 

Fontes (consultadas em 14.05.2020):

Novelo com Agulha.jpg

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Imagens

Algumas das imagens apresentadas deste Blog são retiradas da internet e sempre que possível será mencionada a fonte das mesmas. Caso seja o autor(a) de alguma das imagens apresentadas e não autorizar a utilização da mesma, por favor entre em contacto para que seja retirada. Some of the images on this blog are taken from the internet. Their source will be mentioned whenever possible. If any of these images belongs to you and you do not authorize its use, please let me know and it will be removed immediately.
Blogs Portugal

Acordo Ortográfico

Eu aprendi a escrever de acordo com o AO estabelecido em 1945 e não concordo com o Novo AO... Lamento, mas escrevo em português de Portugal, com, c's, com p's e por aí fora.
Em destaque no SAPO Blogs
pub